segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Processos do fim de semana

Fim de semana agitado, com notícias direto do Haaretz... vamos la.

O ministro do interior de israel disse com todas as palavras que os EUA não podem parar os assentamentos, e que o projeto E1 continuará (E1 é um projeto maquiavélico para construção de parques e assentamentos em Jerusalém Oriental, de predominância árabe. Se o projeto se concretizar ele irá isolar as região e ainda ligará toda Jerusalem com os assentamentos da Cisjordância, que serão aumentados e interligados, cortando a Cisjordânia em duas partes, e obrigando os palestinos que queiram viajar entre as cidade de para nos postos de controle para averiguação, que demora em torno de duas horas. E israel terá o "direito" de fechar essa passagem quando quiser.)

O Lieberman falou que depois da reunião do Fatah, e depois dos ministros serem eleitos (ja aconteceu) o processo de paz foi enterrado. (Estranho que eu pensei que ja tinha sido antes, com a destruição de casas e a expulsão de palestinos em Jerusalém Oriental... pelo jeito entendi errado.)

O sul do Líbano ainda está um caos, o exército libanês está la, a poucos metros de tropas da IDF (o israel Defense Force).

E o Nº 2 do Hezbollah disse que estaria pronto para entrar em guerra contra israel... hum... a coisa ta pegando fogo!

E uma coisa boa, Barenboim dedicou um concerto para Jerusalém proclamada capital da cultura árabe deste ano... Para quem não sabe ele foi amigo de Edward Said, um poeta palestino e defensor da causa palestina

Nenhum comentário:

Postar um comentário