terça-feira, 11 de agosto de 2009

Marwan Barghouti eleito

Para quem não sabe ai vai uma biografia e depois contarei a novidade.

Barghouti é um militante ligado ao Fatah desde seus 15 anos, considerado parte da nova geração do Fatah. Ele foi parte importante da primeira e segunda intifada, sendo preso em 2002 e acusado pelo assassinato de civis e militares. Mas o seu julgamento ainda não foi feito e nem provado nada. Ele tambem foi preso na decada de 70, onde aprendeu hebraico fluente.

Na primeira intifada Barghouti foi preso e "enviado" para a Jordânia pelas tropas de Israel, regressando logo depois pelos acordos de Oslo. Quando voltou ele foi considerado o sucessor de Yasser Arafat.

A sua luta pela palestina continua até hoje, mesmo dentro da prisão, e o seu poder e carisma superam as de Mughnie (do Hamas) e Abbas (do Fatah), provado nas ultimas pesquisas, que dariam a Barghouti o poder da OLP. Ele também mantém-se contra a política corrupta que assola a velha geração do Fatah, ainda em poder da OLP.

E um fato curioso é que mesmo sendo do Fatah, o Hamas possui o maior respeito por ele, sendo sempre um dos nomes de presos que o Hamas pretende libertar em troca do soldado sequestrado pela milicia... shalit.

Agora a notícia!

Barghouti foi eleito para um dos mais altos cargos do Fatah nesta ultima eleição.

O seu poder e carisma continuam forte, mas israel parece não soltá-lo (ele está em prisão perpétua). Aparentemente israel prefere dialogar com políticos fracos... quem sabe é mais fácil manipulá-los certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário