sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Hamas será o novo moderado defendido por israel

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u609869.shtml
Vejam a notícia primeiro...

Vamos a minha ideia disso.

É o seguinte.. o Fatah, antes da década de 90, era tão (ou mais) perseguido por israel como o Hamas é hoje. Honestamente o que vai acontecer se continuar assim é o seguinte... irá vir um grupo mais radical que o Hamas é hoje ( por exemplo este Khund Ansar Allah). Ai israel e seu aliado EUA irão pensar "poxa, melhor armar e dar dinheiro a esse pessoal do Hamas... melhor que os mais radicais serem alçados ao poder"

O Líder do Hamas será visto como um moderado, os mais antigos do Hamas iriam pegar este dinheiro e se corruptar um pouco, a jovem ala pensaria em conversar com israel, e os estados unidos apoiariam um estado palestino com o poder do Hamas.

Esta análise não é utópica... eu só repeti a história recente do Fatah.

Acho que não ficaria muito diferente...

p.s. Não leiam "grupo radical sunita" e "grupo radical islâmico" achando que é diferente... O hamas é sunita, quase todos do Fatah são sunitas, os palestinos são basicamente sunitas e cristãos... a FPLP é um grupo com maioria cristã, o Hezbollah é xiita, o Irã é xiita, Assad (presidente da síria) é alawita e o líbano é uma massa heterogênia.

Um comentário:

  1. Não acho que Israel vai cometer o mesmo erro.
    Acho que vai deixar o pau comer e ver até onde vai. Estes que querem tomar Gaza são muito fracos.
    Israel não vai apoiar o hamas. Acho que pode usar a sua força para terminar com os dois. Divididos e fracos.

    ResponderExcluir