segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A mudança da voz palestina

A voz palestina está mudando. A Cisjordânia está cansada da voz fraca de Abbas implorando ao mundo o fim dos assentamentos, enquanto a ala dos martires de al aqsa (braço armado do Fatah) está clamando uma nova intifada após disturbios ocorridos no fds.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u629885.shtml

Há muita impaciência com os israelenses, e o governo de Netan, até agora, não fen nada... e já era tempo de começar algo. Infelizmente temos um líder na Cisjordânia que está mais fraco do que nunca, e um partido que não tem a mesma força de tempos atrás, e digo força política e bélica tambem, pois ja como teve outro foco, foi muito enfraquecida -em armas, durante os ultimos 3 anos.

Por outro lado o Hamas está querendo mudar de tom, está querendo captar alguns partidários mais tranquilos, menos radicais. E isto ficou muito bem caracterizado na entrevista que Meshal fez para uma revista britânica.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u629831.shtml

Na entrevista ele fala sobre muitos assuntos que são de senso comum árabe, como a luta contra israel e não contra os judeus, o modo que os judeus viviam no oriente médio antes de 48, muito melhor do que viviam na europa; o bom relacionamento geral das 3 religiões no território (cristã, judaica e muçulmana); o preço que pagamos por um massacre cruel realizado por europeus mas que fez os palestinos pagarem a conta, etc...

O mais impressionante e que merece mais aplausos foi o reconhecimento e respeito a desgraça que sofreram os judeus no holocausto, mas frizando que os árabes não o fizeram, e que não devemos pagar por isso, com outro massacre

Nenhum comentário:

Postar um comentário