quarta-feira, 16 de setembro de 2009

israel com medo de ir ao tribunal?

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u624677.shtml

Reportagem publicada hoje. Por incrivel que pareça algo mudou na diplomacia mundial.

israel nunca temeu ser julgado por crimes de guerra. Durante a primeira intifada eles quebravam os braços de crianças menores de 15 anos, por tacarem pedras em tanques. Estupravam mulheres, executavam sumariamente homens ligados a qualquer grupo político (nem se importavam com o que faziam), abriram as portas para o massacre de Sabra e Chatilla (as armas dos falangistas eram israelenses também), matam palestinos semanalmente e mantem mais de 10 mil presos sem julgamento.

E só agora temem por uma condenação no conselho de segurança da ONU, o que posteriormente poderá levar israel ao tribunal penal internacional.

Esta campanha, se divulgada na mídia, terá um foco menor do que por debaixo dos panos. A sua perpectiva de amenizar a imagem suja de israel saira pela culatra, e ainda mais se os paises árabes e as associações palestinas investirem em tribunais mundiais, como na Espanha, que permite o julgamento de pessoas do mundo todo, e não só espanholas, usado principalmente para crimes contra a humanidade.

O lançamento de mísseis do Hamas também foi condenado, e prontamente rechaçado pelo grupo palestino. Neste jogo de acusações nenhum lado está certo, os dois estão errado. Só nao quero que este joguinho político faça com que a culpa caia unicamente contra os palestinos, que poderá acontecer realmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário