segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Quanto irá durar a esperança palestina?

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,netanyahu-construcoes-na-cisjordania-vao-prosseguir,434589,0.htm

A partir desta notícia que li hoje de manha me pergunto... Quanto será que durará a paciência e a esperânça palestina? Será que Netan quer mesmo uma terceira intifada? Ou será que ele é burro mesmo, e a partir de ações como está o primeiro ministro de israel quer realmente que os palestinos percam todas as chances de seu estado, e consequentemente israel perca todas as chances de viver em paz...

Não sei qual o interesse do estado de israel viver com uma população de 20% (os árabes-israelenses que vivem em seu território) totalmente insatisfeita, e nem sei o interesse de manter duas áreas sem legalidade territórial a leste e a oeste.

O mais impressionante é que Netan até considera a hipótese de parar as construções na Cisjordânia (claro, só quando acabar de construir mais 2500 casa...) mas ele se diz sólido em não aceitar que está resolução se reflita em jerusalém oriental... de maioria árabe, que desejamos ter como capital do nosso futuro estado.

Esta condição de não negociar jerusalém (Al Quds para os árabes) persiste como uma pedra no caminho... mais uma que israel irá imoralmente jogar fora das conversações, e depois ainda falar que os palestinos é que são inflexíveis.

Vamos ver quanto tempo durará a nossa paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário