sexta-feira, 31 de julho de 2009

ETA x Al Qaeda x Taleban

Qual a diferença, muitos perguntam. Eu digo... uma só.. tem alguns fazendo mal ao seu povo, outros aos seus compatriotas, outros ao mundo árabe.

Infelizmente devo ser realista e dizer que o ETA não luta contra o seu povo... digamos que eles consideram seu povo apenas os de origem Basca (creio que é essa ortografia), e não podemos considerar que lutam contra o seu próprio povo... imagino, na cabeça deles, ser uma luta de reprimidos... infelizmente é uma luta de chachorros grandes.

A Al Qaeda é uma desgraça, não entendo em que lado jogam contra quem lutam ou contra que império discordam. Só sei que no final das contas eles ajudam mais os sionistas com a automática propaganda anti-árabe do que o seu sangue mesmo. Estranho é ver que a maioria de seus integrantes são de origem saudita, marroquina, iemenita e egípcia... coindidentemente (com certeza não) os maiores aliados americanos da região.
Mas a questão aqui é o por que matam xiitas, sunitas, cristãos etc... não tem uma ideologia firme, eles lutam contra um império invisível, querendo tornar-se eles mesmos.

Já o Taleban é uma outra história. Eles lutam contra seu próprio povo, conseguiram derrotar o maior império do mundo (imagino que, saindo do Afeganistão e ainda tendo que fazer um acordo com esses gatos pingados munidos de rifles seja uma derrota para os Estados Unidos) e ainda conseguem impor a lei islâmica para as regiões que dominam.

Por hora é isso, de qualquer jeito iremos continuar nossa luta contra o radicalismo e a favor da nossa prometida terra palestina. Se acharem que há algo contraditório nessas palavras, podem abrir os comentários com perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário