segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A confusão com o reconhecimento do estado palestino pelo Brasil

A ANP agradeceu, Israel diz que ficou extremamente desapontado... mas claro que os dois iam fazer exatamente isto. Agora abaixo o que muitos não sabem...

Israel se disse desapontado com a decisão brasileira e tem medo que isto atrapalhe as negociações dizendo que "por que os palestinos negociariam se podem ter seu estado sem negociar?"

Porém este não é o ponto... a decisão política nada tem de poder, mas foi uma decisão de apoio apos uma carta de Abbas ao Lula.

Honestamente acho que Lula fez esta decisão de cunho pessoal para que, um mês antes ddo fim do seu mandato, tenha concretamente apoiado seus amigos palestinos (a posição do presidente é clara quanto ao conflito, da mesma forma que o FHC era claramente posicionado sobre ele)

Porém a questão não é tão grave assim, pois mais de cem países reconhecem o Estado palestino. Entre esses, todos os árabes, a grande maioria dos africanos, asiáticos e leste-europeus. Países que mantêm relações fluidas com Israel - como Rússia, China, África do Sul e Índia, entre outros - reconhecem o Estado palestino. Todos os parceiros do Brasil no IBAS e no BRICS já reconheceram a Palestina

Nenhum comentário:

Postar um comentário