sexta-feira, 27 de março de 2009

Quem mais precisa de paz?

Infelizmente a paz israelo egípcia nao saiu nos moldes como os países árabes gostaria ou deveriam fazer. O Egito não considerou o estado do povo paletino na época. Durante o Massacre de Ghaza vimos que suas fronteiras permaneceram fechadas para ajuda médica e alimentícia.

Muitos árabes repudiaram a atitude do Egito pela sua conivência nesta desgraça. E é em outro molde que deveria ocorrer a paz com Israel e Síria, não antes de haver um estado palestino que poderemos chamar de nosso. Nossa terra, nosso aeroporto, nosso litoral, nossas praias, nosso documento, nosso passaporte.

Isso tudo nao temos. Temos um pedaço de terra aos nossos pés, mas nao temos o espaço acima de nossas cabeças, não temos a água que provem de nossa terra nem a agua que refrescariamos nosso corpo e pesacriamos nosso peixe para come-lo.
Não temos nosso espaço aéreo, não temos nosso mar. E quanto mais eu vejo uma solução pacífica para a Síria mais eu me pergunto: São os sírios que mais sofrem hoje? São eles (nós, ja como sou sírio) que precisam de paz. São as crianças sírias que mais tem pesadelos com tanques de guerra e pedras?

Isso deveria estar estampado na mente de cada político sírio, de cada político libanes, de cada político israelense.

3 comentários:

  1. me explique isso de novo,se os israelences deram autonomia e o Hamas continuou brigando, qual vai ser a diferenca se a faixa for independente, vai emitir passaportes pescar e etc?

    ResponderExcluir
  2. Se derem autonomia o Hamas nao continuará brigando. Não gostamos de ter nossos jovens mortos diariamente por uma terra que é nossa. Não somos assasssinos, nem sedentos por sangue. Negamos ate Deus para dar terra e paz a nossos netos. Não desejamos o paraíso, se o efeito colateral da nossa causa for ir ao inferno iremos de cabeça erguida, pois lutamos sem o egoísmo de nos ver em paz, mas sim ver nosso filhos em paz. Até termos nossa terra lutaremos... quando a ganharmos descansaremos.

    Lembre-se que os maiores terroristas da história faziam parte do Irgun, haganah, Ster e Palmach. Todos grupos judeus pré 48. Alguns desses terroristas viraram seus heróis, como Sharon. E não não me venha falar de luta... vcs a começaram muito bem.

    ResponderExcluir
  3. concordo que a lut apela liberdade justfica"certos" meios. O problema e que na minha opiniao certas pessoas poe a religiao acima do interece do povo e os sentimentos gerados por uma crenca profunda contrariam, na maioria das vezes, a razao e o interece da populacao.

    ResponderExcluir