sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Céu... Terra

Há muito mais entre o céu e a terra do que imaginamos ser possivel em termos de política e democracia.


Os dois convivem juntos, e juntos fazem um jogo incrível. Este jogo foi enredo para muitos filmes e livros, além de estar em biografias e histórias de muitos.


O voto é uma das maiores características da democracia, e foi o voto que elegeu pacifistas, ao mesmo tempo que elegeu assassinos (Bush, Hitler, Sharon).


Os mesmos que reclamam do Hamas também reclamam da falta de democracia no mundo árabe. Este não conseguem ver que democracia é uma condição que não reflete necessariamente a justiça e a paz.


O problema da imposição da ditadura é que os líderes ganham a febre por poder. Imagino que seja mais dificil reconhecer uma ditadura como sendo boa para seu povo do que uma democracia ser ruim para o mundo.


As eleições são ganhas em camadas. Um exemplo daqui do Brasil mesmo é o Lula. Ele ganhou as eleições no topo do país. Se fosse por São Paulo ele teria perdido.


Agora graças a este sistema eleitoral israelense o partido que possui mais votos não necessariamente irá subir ao trono. E pela necessidade de alianaças acaba perdendo a característica unica do seu partido, prometendo um lugar no governo a outras ideias, a outros políticos.


Só espero que este governo traga a paz e o caminho para a minha terra, uma terra de árabes (que sim, palestinos são árabes) de judeus, de cristãos, enfim, uma terra que todos serão bem vindos para desfrutar as nossas uvas, o nosso azeite, o nosso homus, o nosso falafel. Essas duas são comidas árabes que agora tornaram-se também israelenses por herança da terra. Convido a todos para uma refeição feita pela mão de palestinas. Não há comida mais gostosa do que essas que saem do contato com essas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário